Destaque Notícias Sem categoria

Tribunal de Contas e Fapitec discutem Acordo de Cooperação Técnica

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheiro Clóvis Barbosa, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 7, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), José Heriberto Pinheiro, para discutir um Acordo de Cooperação Técnica, com foco nos trabalhos que a instituição pode oferecer ao Tribunal.

A ideia é que os projetos de pesquisa possam ser desenvolvidos dentro do TCE de acordo com a demanda do órgão. O Programa de Políticas Públicas da Fapitec/SE já conta com a adesão de 11 Secretarias de Estado onde projetos de pesquisas são desenvolvidos.

Em março, o Tribunal irá realizar mais uma edição do projeto “TCE Itinerante”, quando serão levados aos municípios cursos e qualificação de pessoal. Na avaliação do presidente do Tribunal, existe um grande volume de recursos que não são utilizados pelos municípios por falta de qualificação dos servidores e uma parceria com a Fapitec poderá levar benefícios para os municípios.
“Temos uma cadeia produtiva e um trabalho que vamos fazer com base em um estudo na UFS e Federação das Indústrias sobre a vocação econômica dos municípios e pretendemos implantar ainda este ano. A Fapitec chega num momento importante desse trabalho que vai ser executado pelo TCE e seus parceiros”, afirmou o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa.

De acordo com o presidente da Fapitec/SE, a visita serviu para mostrar ao presidente do TCE o que a fundação pode oferecer ao Tribunal, buscando desenvolver pesquisa aplicada e básica. “Ouvimos as demandas do TCE buscando maior eficiência. O presidente foi muito receptivo aos trabalhos de pesquisa. Tenho certeza que vamos gerar bons frutos. O nosso desafio é levar o melhor possível aos gestores públicos para que possam fazer uma gestão altamente eficiente e que esta eficiência seja retratada no desenvolvimento econômico e social”, explica José Heriberto.

A próxima reunião entre as duas entidades será nesta quinta-feira, dia 9, quando será dado mais um passo para discutir as demandas do Tribunal e futuramente assinar oficialmente a parceria entre o TCE e a Fapitec, através do Acordo de Cooperação Técnica.